2020
Exposição
A pandemia do novo coronavírus nos impôs uma série de restrições, dentre elas a de realizar os tradicionais festejos em comunidade pelas ruas das cidades mineiras. Pensando no resgate dessa memória e na celebração de datas importantes para a história do estado, realizamos em 2020 a primeira edição do Festeja Tradição Mineira, com exposição virtual e projeções compostas por obras de artistas mineiros que registram as diversas manifestações culturais de Minas Gerais.
A convocatória reuniu centenas de fotos e vídeos de festejos de todo o estado através da tag #FestejaTradiçãoMineira, que foram projetadas em diversas cidades do estado e do país. Além disso,foram selecionados 20 artistas que compuseram a exposição virtual permanente no site do Festeja.
2022
Cobertura Colaborativa
Foi realizada na abertura do Festival Nacional de Cinema em Ribeirão das Neves uma apresentação e roda de conversa sobre o Festeja, junto de duas coberturas colaborativas em Viçosa, no Festival Troca de Saberes e Montes Claros, nas Festas de Agosto, além de coberturas em São Sebastião do Oeste, Belo Horizonte, Araguari, Itabira, Divinópolis e Passos.
2024
Festeja Minas LAB
Em 2024 o Festeja Tradição Mineira se une ao Minas LAB, mais um projeto da Minas Ninja, com a missão de preservar a memória tradicional das celebrações das cidades mineiras. O projeto tem o objetivo de oferecer oficinas em 15 comunidades quilombolas e indígenas com foco na juventude, buscando capacitar para narrar suas memórias e tradições.
As oficinas incluem redes sociais, fotografia e vídeo, culminando na cobertura de um festejo tradicional de cada território. A cobertura é uma parte integrante e prática das oficinas, onde alunos e instrutores estarão juntos. O projeto oferece 10 bolsas de estudo para a capacitação dos jovens de cada comunidade.
O Minas LAB já percorreu 29 municípios mineiros em anos anteriores, oferecendo um circuito de formação em comunicação e produção cultural. Agora, esses dois projetos se unem para criar o Festeja – Minas LAB, que visa capacitar as comunidades quilombolas e indígenas em habilidades essenciais de comunicação e produção audiovisual.