Escolha uma Página

Minas Gerais respira cultura e manifestações socioculturais como a Folia de Reis e a Congada são alguns dos ativos mais importantes do estado, com reconhecimento do Iphan como patrimônio imaterial de muitos desses festejos. Das Festas do Rosário à Festa do Caxambu, dos Ternos as Lavadeiras ou Pastorinhas, são mais de 50 tipos de devoção e uma grande diversidade de folias no estado.

A cultura mineira vem de antes do processo de colonização mineira, com origem nas comunidades quilombolas e indígenas, mescladas com as interpretações e sincretismos a partir do início do ciclo do ouro. É, sem dúvida, uma das culturas mais ricas do país e esse projeto é para celebrar essa diversidade.

Entretanto, a pandemia do novo coronavírus nos impôs uma série de restrições, dentre elas a de realizar esses festejos. Pensando no resgate dessa memória e na celebração de datas importantes para a história do estado, realizamos em 2019 a primeira edição do Festeja Tradição Mineira, exposição virtual composta por obras de artistas mineiros que registram as manifestações culturais da tradição mineira.

O projeto prevê o reconhecimento e a importância das vivências, dos saberes, das expressões e das tradições culturais das mais diversas regiões do estado e empenha esforços em preservar esses bens como verdadeiros patrimônio cultural valendo-se de novas tecnologias e formatos para promover essa valorização.

 

Confira as projeções das obras por todo país e assista a live completa da projeção em Belo Horizonte